terça-feira, 8 de maio de 2012

GEODIVERSIDADE, GEOCONSERVAÇÃO E PATRIMÓNIO GEOLÓGICO.


Caros Colegas e Professora.


Abaixo constam os meus contributos sobre: Geodiversidade, Geoconservação e Património
Geológico;

O termo geodiversidade, começou a ser divulgado recentemente, na década de 1990, por geólogos e geomorfólogos que buscavam estudar a natureza na sua vertente geológica. É difícil dizer ao certo quando o termo foi utilizado pela primeira vez, mas sabe-se que os primeiros trabalhos foram realizados na Tasmânia (Austrália) e principalmente no Reino Unido, em 1993, na Conferência de Malvern sobre Conservação Geológica e Paisagística (BRILHA, 2005).

 Entende-se por geodiversidade, a variação natural dos aspetos geológicos (rochas, minerais, fósseis), geomorfológicos (formas e evolução de relevo) e do solo. É importante ressaltar que a geodiversidade, não inclui apenas elementos abióticos da natureza, mas também os bióticos (ARAÚJO, 2005).
Azevedo (2007) define geodiversidade como a variação litológica das rochas, os processos geológicos, a diversidade dos solos e como os afloramentos estão dispostos na superfície da Terra

 A geodiversidade é dotada de uma série de valores e usos, todos de grande importância:
valores intrínsecos ou de existência, culturais (matéria-prima para construções históricas, nomes tradicionais de lugares, lendas das populações nativas), estéticos (lazer, contemplação ou produção artística), funcionais (substrato para os ecossistemas e a biodiversidade) e econômicos (recursos minerais e energéticos).

 A geodiversidade (ou diversidade geológica) é a variedade (a diversidade) de elementos e de processos geológicos, sob qualquer forma, a qualquer escala e a qualquer nível de integração, existente no nosso Planeta (do grego gê, Terra + latim diversitate, diversidade).

O conceito de geodiversidade é um conceito integrador fundamental que engloba todos os materiais e fenómenos geológicos que dão corpo ao Planeta e o modificam (a sua estrutura e a sua superfície) e que, em conjugação com a biodiversidade, define a essência material da Terra e o modo como ela se transforma e evolui.

Este conceito pode ser usado em abstrato, por exemplo, para designar a geodiversidade do Planeta, ou ser aplicado, concretamente, a qualquer área geografia, desde uma região local a um continente. Assim, a geodiversidade de uma dada região é função da variedade de aspetos geológicos (paleontológicos, geomorfológicos, petrológicos, tectónicos, hidrogeológicos, mineralógicos, paisagísticos, etc., etc.) dessa mesma região: quanto maior a variedade de aspetos geológicos de uma região, mais elevada a sua geodiversidade.

Por exemplo, uma região onde ocorrem diversas estruturas e aspetos geológicos distintos, sobretudo se abarcarem idades geológicas muito variadas, terá uma geodiversidade elevada. Pelo contrário, um deserto de areia, cobrindo uma área vasta, onde ocorre menor número de rochas e de aspetos geomorfológicos distintos, terá uma geodiversidade baixa.

A mineração desprovida de critérios e/ ou de licenciamento ambiental é apenas uma das ameaças aos elementos da geodiversidade e aos sítios (geossítios) que compõem o patrimônio geológico de um determinado território – país, estado, município, propriedade particular ou unidade de conservação. Somam-se a ela a crescente urbanização, a construção de grandes obras de infraestrutura e geração de energia, como barragens e hidrelétricas, a silvicultura com espécies arbóreas de grande porte, as quais impedem a visualização de formas de relevo típicas, e a coleta indiscriminada (e o eventual comércio) de amostras raras, como no caso dos fósseis

Geoconservação: São todas e quaisquer ações empreendidas no sentido de preservar e de defender a geodiversidade.

A Geoconservação: Compreende conservação do património geológico que devera passar por medidas concretas e especificas, focadas no tipo de património avaliado. Segundo Sharples (in Brilha, 2005, pag. 51), “a geoconservação tem como objetivo a preservação da diversidade natural (ou geodiversidade) de significativos aspetos e processos geológicos (substrato), geomorfológicos (formas de paisagem) e de solo, mantendo a evolução natural (velocidade e intensidade) desses aspetos e processos.”

Património geológico: É o conjunto dos aspetos e de exemplos concretos de geodiversidade, aos mais diversos níveis, que, por esta ou por aquela razão, se entendeu salvaguardar por meio de medidas especiais proteção, tal como consignadas na lei de cada país.

O Património Geológico como o conjunto de locais e objetos geológicos que pela sua exposição favorável e conteúdo, constituem documentos que testemunham a historia da Terra, a sua geodiversidade e podem designar-se genericamente por Locais de Interesse Geológico (LIG) (Ferreira et al, 2003), abrangendo valores com caracter cientifico, didático, cultural e paisagístico. O património geológico corresponde a um conjunto de LIG numa dada área. E uma constatação, que o Património Geológico constitui o património natural comum mais antigo, existente a face da Terra, funciona como uma ferramenta, para a compreensão da complexidade e integridade do meio ambiente.

Figura nº 1 - Mapa de Angola.

O Geoparque: E um território com limites bem definidos cartograficamente que apresenta um conjunto de geossitios. Tem como principais objetivos a conservação dos geossitios de particular importância, a biodiversidade existente e o património histórico-cultural, a educação e o turismo da natureza. O conceito de geoparque consagrado pela UNESCO visa a promoção de modelos de desenvolvimento sustentável, aliando a conservação da natureza, ao desenvolvimento das populações que tiram partido destes locais, sendo assim possível estimular as atividades económicas, locais e regionais, em equilíbrio com a preservação do património natural, cultural e histórico. Fomenta o relacionamento das populações com a sua envolvente geológica. Nele procura-se estimular a criação de atividades económicas suportadas na geodiversidade da região, com o envolvimento empenhado das comunidades locais. Geo - inventário:listagem qualificada do património geológico que ocorre numa dada área.


 


Figura nº 2 - Serra da Leba em Angola, na Província da Huíla.













Figura nº 3-Montanha da Tundavala, na província da Huíla.



















Bibliografia.

-Leituras dos materiais disponibilizados na plataforma
-geoconservacao.blogspot.com/p/geodiversidade.html
-geoconservacao.blogspot.com/.../mini-curso-geodiversidade-e-geotur


Até Breve.

Bento Bonifácio.

704744

Nenhum comentário:

Postar um comentário