sábado, 19 de maio de 2012

Ameaças a Geodiversidade e Estratégias a Geoconservação


Ameaças a Geodiversidade e Estratégias a Geoconservação.

As meaças a geodiversidade podem advir tanto de ações antropogénicas ou não antropogénicas, ações fortemente influenciadas pelo modos atual de vida e desenvolvimento industrial das sociedades, que tem de utilizar a geodiversidade podendo mesmo destruí-la.  De entre as várias  ameaças da geodiversidade podemos destacar as seguintes; A exploração de recursos geológicos,  o desenvolvimento de obras e estruturas, gestão de bacias hidrográficas, florestação, desflorestação e agricultura, atividades militares, atividades recreativas e turísticas, colheitas de amostras geológicas para fins não científicos, e iliteracia cultural.
A exploração de recursos geológicos.
Fig.1- Exploração de recursos naturais.
Todos os materiais que usamos para o desenvolvimento das sociedades e bem - estar da vida do homem provem da terra. A exploração destes recursos, conduzem a uma destruição da parte da geodiversidade, constituindo uma grande ameaça; quando as explorações são feitas a céu aberto sem ter em conta as estratégias que acautelam os impactes negativo, afetando em grande medida as paisagens naturais, as explorações de recursos geológicos destrõem fósseis ou minerais com valores científico e pedagógico, os processos de erosão acelerada e as alterações no equilíbrio natural do meio são também provocados pela exploração das areia em zonas costeiras, as atividades extrativas são responsáveis pela contaminação dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, destruição de flora e fauna reduzindo a produtividade dos solos.



O desenvolvimento de obras e estruturas,
Não existe a construção de uma obra de grande dimensão que não tenha causado impactos   negativos a geodiversidade, o melhor é mesmo antever e reduzir os impactos na altura da projeção das obras, atendendo aos estragos que estas obras podem ocasionar. Exemplo concretos são a construção de estradas, caminhos de ferro, pontes, barragens industrias, infraestruturas de envergadura, que constituem uma grande ameaça a geodiversidade. Outro exemplo são os lugares de grandes depósitos de resíduos que acumulam milhares e milhares de toneladas de resíduos, muitas vezes os locais de depósitos dos resíduos são de grande interesse científico ou mesmo pedagógicos e que podiam ser aproveitados para fins estudantis.

Fig 3- Construção da Barragem de Capanda - Angola
A gestão de bacias hidrográficas,      
As intervenção em que são sujeitas as bacias hidrográficas ,
no sentido da regulação de seu caudal, para a prevenção das cheias,
a construção dos diques , canais de rega e a construção de
barragens provocam impactos negativos na geodiversidade,
alterando o curso das águas.

Fig.4- Bacia hidrografica

A florestação, desflorestação e agricultura,
O crescimento da vegetação de uma dada região inibi a visibilidade dos solos, evitando  a observação de valores para estudo científico e pedagógicos da geodiversidade , já  a desflorestação provoca a erosão dos solos com efeitos perigosos para a geodiversidade e na agricultura a utilização de maquinarias pesadas para as lavouras, o uso de pesticidas e fertilizantes , deterioram a qualidade da água e erosão dos solos, portanto são ameaças a geodiversidade.



Fig.5-Tractor agrícola. 


As atividades militares,
As atividades militares desde a sua reparação combativa, ações bélicas, bombardeamentos, o uso de maquinarias pesadas, tanques de guerra, grandes locomotivas, munições e cartuchos em terra, provocam enormes estragos tanto a geodiversidade como a biodiversidade , provocando a erosão do solo e afetando a qualidade da água de consumo.



As atividades recreativas e turísticas,
As atividades recreativas e turísticas estão afetando a geodiversidade e também a biodiversidade . Um dos grandes exemplos é a utilização dos veículos todo terreno 4x4, usados em locais com solos frágeis, dunas, e zonas montanhosas provocam a destruição das estruturas destas zonas. As visitas a grutas acarretam a destruição das frágeis estruturas cársicas.



 As colheitas de amostras geológicas para fins não científicos, 
É uma atividade que delapida verdadeiramente o património cultural dado que as rochas, fósseis e minerais dificilmente se reconstituem, não são renováveis e se encontram na natureza em terrenos públicos, são património nacional. Portanto as colheitas devem ser feitas de maneira racional, tendo em conta ao impacto ambiental.
 A iliteracia cultural.

A falta de conhecimento sobre geologia a nível científico por parte dos decisores políticos, técnicos e público em geral é uma das ameaças que associa todas as outras ameaças. Esta é uma grande ameaça, pois que se os responsáveis aos mais diversos níveis tive
ssem o mínimo de conhecimento técnico-científico na área de ciências da terra, talvez fossem minimizadas as destruições a geoconservação.



Geodiversidade e a água.
A  água doce de qualidade que consumimos, constitui  um reflexo da geodiversidade, pois que as suas características físico-químicas notadas no sabor, temperatura, presença do gás , estão dependentes do tipo de rochas por onde a água circula até chegar á superfície, ou seja está dependente da geodiversidade. A água tem um grande valor para a vida do homem mas se a água continuar a ser tratada pelo homem de forma tão desrespeitada como atualmente,  num futuro próximo a água se tornará tão escassa e passará a possuir uma enorme importância geoestratégica. A África é rica em recursos naturais. Ouro, diamantes e petróleo são apenas alguns desses recursos. Mas o mais precioso de todos os recursos do continente africano é muitas vezes subestimado (a água) algumas vezes incendeia os ânimos quando toca a definir o acesso aquele precioso líquido. A Terra é por vezes referida como o planeta da água. Apenas um por cento da sua água com qualidade está disponível para consumo humano. Perdem-se milhares de vida por segundo devido à falta de água, principalmente no mundo em desenvolvimento, sobretudo em África. Se não resolvermos isto o mundo terá que enfrentar não só a perda de vidas que irá exceder a perda de vidas em qualquer guerra da história da Humanidade, porque mesmo que esteja gente a morrer devido à disenteria e esta doença está associada sobretudo a água contaminada, iremos perder mais vidas do que durante a II Guerra Mundial.



O Clima a ameaça a geodiversidade.

As alterações climáticas atualmente constituem uma grande ameaça a geodiversidade devido aos níveis de poluição atmosférica pela queima dos combustíveis, ocasionando o surgimento de fenómenos meteorológicos extremos como são os casos de secas, inundações, queimadas e outras. Verifica-se também que muitos destes desastres não são antropogénicas mais que podem de facto ser prevenidos pelo homem. Vemos também que o homem vai edificando infraestruturas, como pontes, estradas, barragens, em zonas que de facto são de elevados riscos proporcionando o surgimento de desastres como inundações, favorecendo assim a perca de vidas humanas e de seus haveres.

Em Angola, a província do Cunene a sul de Angola, tem sido uma das mais afetadas pelas chuvas, facto que criando vários e graves problemas para as populações daquela região. São registados mortes e destruição de haveres dos habitantes. Em Março de 2011, foram registados mortes de oitenta e cinco mil pessoas e nove mil e oitocentos e treze, pessoas ficaram ao relento e 400 crianças sem estudarem.
O clima tem um grande contributo, na formação das paisagens naturais. As alterações das rochas na superfície da terra são provocadas pela água no seu estado líquido, em presença de climas húmidos ou secos, com influencia da temperatura ambiental. As alterações das rochas originam o surgimento de sedimentos que por processos fluviais são arrastados  gerando depósitos sedimentares, constituindo elementos da geodiversidade. Os solos estão assim intimamente relacionadas com as alterações rochosas, na presença da matéria orgânica criando uma relação entre a geo e a biodiversidade. As paisagens naturais, constituem assim o postal de todas as características da geodiversidade, com a contribuição da biodivesidade.

Vulcões, Sismos. O vulcão é considerado uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Causam o arrefecimento do climático temporário, pela injeção de altas quantidades. Enquanto que os sismos são fenómenos de vibração brusca e passageira da superfície da terra resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas da atividade vulcânica ou deslocamentos de gases no interior da terra. As aberturas de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da terra, vibração do solo, em construções feitas pelo homem, as mortes e perdas de bens constituem as consequências dos sismos.

Estratégias da Geoconservação.
As estratégias definidas para a geodiversidade tanto em área restritas como em áreas extensas são as seguintes;
1.Inventariação dos geossítos com maior relevância.
2. Quantificação, classificação e seriação das áreas de acordo a sua vulnerabilidade de degradação ou perda devido a causas naturais ou antropogénicas, podendo ser alvo de programas de valorização e divulgação.
3. Análise cuidada da informação e proceder a uma divisão entre os geossítos a nível internacional e nacional, regional e local.
4.Monitorização anual dos gesssítos abrangidos pela estratégia  de modo a avaliar o impacte sobre a sua relevância.

Leitura dos materiais disponibilizados na plataforma da Unidade Curricular.
www.pesquisasemgeociencias.ufrgs.br/3801/01-3801.pdf
paleoviva.fc.ul.pt/almafossil/Grafitos/Grafit01.htm
www.tvi24.iol.pt/ambiente/...vulcoes-sismo.../1157072-4070.html

Bento Mateus Bonifácio - 704744 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário